domingo, 20 de julho de 2014

As três fases da vida de Maria, irmã de Lázaro.

Lc.  10:38    Mc. 14:3    Jo. 11:2

A Devoção

O evangelho de Lucas nos apresenta no sétimo capítulo a história de duas irmãs, que não obstante haver entre elas o laço sanguíneo, no momento de recepcionarem Jesus houve uma grande diferença no trato. Marta certamente teve boa intenção ao servir Jesus, se dedicando nos afazeres domésticos, a intenção de Marta foi de transmitir para o Mestre hospitalidade, mas infelizmente se baseou no seu próprio conceito, e não agradou a Jesus. Marta não podia saborear os ensinos de Jesus, pois estava muito preocupada com pormenores e coisas secundárias. Ela começou a se considerar vítima, e passou a acusar a irmã diante do hóspede amado. Sua irritação era tão grande que ela incluiu Jesus na acusação: 

Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude. Lucas 10:40

Percebo que as vezes estamos bem na presença de Deus, em oração, jejum, leitura da Palavra de Deus, mas alguns que estão conosco parecem não gostar disso, e tentam nos afastar da presença de Deus mas Jesus pelo fato de ser justo, responde:

 E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; Lucas 10:41

 Maria, porém, assentada aos pés de Jesus, totalmente absorta, ouvia os Seus ensinos. Bebia cada uma de Suas palavras. Ela sabia que o serviço era coisa secundária. Ela não podia perder a oportunidade de prestar adoração ao Mestre e receber Dele os ensinamentos. 

Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada. Lucas 10:42

Maria escolheu estar aos pés de Jesus, numa atitude de adoração e como discí­pula. Ela não precisava ser repreendida, mas sim elogiada, pois havia feito a melhor escolha.


O Milagre

No evangelho de João no capitulo onze a Bíblia narra a morte de Lázaro o irmão de Maria, é importante destacar que o apóstolo João faz questão de mencionar no versículo dois algo muito importante: 

E Maria era aquela que tinha ungido o Senhor com ungüento, e lhe tinha enxugado os pés com os seus cabelos, cujo irmão Lázaro estava enfermo. João 11:2

Neste capitulo Maria torna-se protagonista do milagre da ressurreição de seu irmão. Após Jesus ter tido uma conversa espiritualíssima com Marta a Bíblia diz que Jesus manda chamar Maria.

E, dito isto, partiu, e chamou em segredo a Maria, sua irmã, dizendo: O Mestre está cá, e chama-te.João 11:28.

O Deus que nós servimos nós bem sabemos é Onisciente, Onipotente e Onipresente, ou seja sabe de todas as coisas antes mesmo que elas aconteçam. Quando Jesus realiza um milagre na vida de uma pessoa antes mesmo de se concretizar ele já sabe, mas para que o milagre aconteça, tem que existir um motivo e ele precisa ser forte o suficiente para comover o coração de Deus. Lázaro já estava gozando das bençãos eternas nas regiões celestiais, mas algo aconteceu: As lágrimas de Maria perturbaram Jesus.

Tendo, pois, Maria chegado aonde Jesus estava, e vendo-o, lançou-se aos seus pés, dizendo-lhe: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido.  João 11:32-34

E a atitude de Jesus não foi outra a não ser decretar a vitória da Vida e a derrota da morte.

Disse Jesus: Tirai a pedra. Marta, irmã do defunto, disse-lhe: Senhor, já cheira mal, porque é já de quatro dias.
Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus?
Tiraram, pois, a pedra de onde o defunto jazia. E Jesus, levantando os olhos para cima, disse: Pai, graças te dou, por me haveres ouvido.
Eu bem sei que sempre me ouves, mas eu disse isto por causa da multidão que está em redor, para que creiam que tu me enviaste.
E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora.
E o defunto saiu, tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o, e deixai-o ir.
Muitos, pois, dentre os judeus que tinham vindo a Maria, e que tinham visto o que Jesus fizera, creram nele. João 11:39-45 

Nossas lágrimas perturbam o coração de Cristo, e isto o impulsiona a realizar o nosso Milagre.


A Gratidão

O evangelho de Marcos registra a gratidão de Maria pelo grande milagre que recebera, fico imaginando Maria pensando: Como posso agradecer Jesus pelo que fez por mim e minha Família?
Mas Maria lembrou-se daquele unguento que tinha a validade de um ano de trabalho e não pensa duas vezes.
E, estando ele em betânia, assentado à mesa, em casa de Simão, o leproso, veio uma mulher, que trazia um vaso de alabastro, com ungüento de nardo puro, de muito preço, e quebrando o vaso, lho derramou sobre a cabeça.

E alguns houve que em si mesmos se indignaram, e disseram: Para que se fez este desperdício de ungüento?
Porque podia vender-se por mais de trezentos dinheiros, e dá-lo aos pobres. E bramavam contra ela.
Jesus, porém, disse: Deixai-a, por que a molestais? Ela fez-me boa obra.
Porque sempre tendes os pobres convosco, e podeis fazer-lhes bem, quando quiserdes; mas a mim nem sempre me tendes.
Esta fez o que podia; antecipou-se a ungir o meu corpo para a sepultura. Marcos 14:3-8

Maria lembrou-se de agradecer o Mestre pelo Milagre recebido, quantos de nós recebemos milagres maravilhosos de Deus em nossas vidas e em nossas Famílias e esquecemos de agradecer a Jesus, mas Maria lembrou e isto lhe foi imputado como honra:

Em verdade vos digo que, em todas as partes do mundo onde este evangelho for pregado, também o que ela fez será contado para sua memória. Marcos 14:9

Mensagem pregada por mim na data desta postagem.







Nenhum comentário:

Postar um comentário